Diego Fusaro: discursos políticos, entrevistas, debates legendados

Diego Fusaro: discursos políticos, entrevistas, debates legendados
Diego Fusaro: discursos políticos, entrevistas, debates legendados
Реклама закончится через 
Построение формы волны...
Embed this song:
Copy song link:
  1. Os Estados Unidos e o “Imperialismo Ético” – Diego Fusaro

     

    Teria os Estados Unidos a necessidade de evocar o espantalho do nazi-fascismo com o intuito de justificar uma nova bomba de Hiroshima? O filósofo marxista dissidente Diego Fusaro, no contexto das eleições presidenciais americanas de 2016, relembra os ataques químicos que o presidente sírio Bashar Al-Assad supostamente teria realizado contra a sua própria população e fala de como a ideologia dos Direitos Humanos é um instrumento de subjugação dos povos, além de falar a respeito do papel da Rússia no tabuleiro geopolítico dos últimos tempos.

  2. A Cidade Futura: Gramsci e o Cristianismo - Diego Fusaro e Enzo Bianchi

     

    Diferente dos marxistas que o antecederam, Antônio Gramsci discordava do pressuposto de que a religião seria o ópio das massas. O que pensava então Gramsci sobre a religião, mais especificamente sobre o cristianismo? Por que o socialismo deveria fazer alianças amistosas com o cristianismo e com demais religiões populares? O marxista Diego Fusaro conversa com Enzo Bianchi, o católico fundador e primeiro prior da Comunidade de Bose na Itália, sobre a filosofia de Antônio Gramsci e sua relação com o cristianismo.

  3. Ser sem tempo: a aceleração da história e da vida - Diego Fusaro

     

    Vivemos sempre com pressa, mas por que? Seria essa pressa um fenômeno natural da sociedade de consumo? Como a filosofia pode nos ajudar a superar essa pressa niilista e sem futuro? Diego Fusaro, o jovem comunista dissidente da cidade de Turim, na Itália, fala sobre seu livro "Ser sem tempo: a aceleração da história e da vida" em que ele defende a tese de que o conceito de "Ser e Tempo" de Martin Heidegger se converteu, por ironia da história, nesse modo estranho e assustador de ficar sempre sem tempo.

  4. Em memória de Fidel Castro - Diego Fusaro

     

    Lembramos hoje, com muita tristeza, os quatro anos da morte de Fidel Castro, um dos maiores símbolos de resistência ao capitalismo na América Latina e um exemplo para o mundo. Como bem explica a seguir o pensador italiano Diego Fusaro, pensador cujas ideias estão em consonância com a Quarta Teoria Política, Fidel Castro instaurou em Cuba um modelo patriótico de socialismo que, mesmo com todas as suas imperfeições, nos ensinou que é possível resistir ao imperialismo estadunidense e às patologias sociais e espirituais criadas pelo capitalismo.

  5. Ditadura da memória: o uso ideológico do passado - Diego Fusaro

    Vivemos em uma época que continuadamente nos lembra dos crimes cometidos pelo marxismo e pelo nazi-fascismo no passado, mas que cada vez mais se esquece dos crimes cometidos pelo capitalismo no presente. Lembram-nos do holocausto e do holodomor porque querem nos passar a ideia de que qualquer alternativa política radicalmente contrária ao capitalismo estaria sujeita a promover feitos tão criminosos quanto esses que foram promovidos pelo marxismo e pelo nazi-fascismo no século XX. É isso o que, a seguir, o pensador italiano Diego Fusaro chama de "Ditadura da Memória" e é o que impede a maioria de nós, insatisfeitos com o sistema vigente, de construirmos alternativas políticas verdadeiramente revolucionárias.

  6. O homem sem identidade: Capitalismo e Ideologia de gênero - Diego Fusaro

    O pensador italiano Diego Fusaro explica como que a ideologia de gênero deslegitima a instituição familiar e nos impõe uma nova figura antropológica alicerçada nos valores capitalistas do individualismo e do consumismo.

  7. Gramsci, uma breve introdução - Diego Fusaro

     

    Em uma entrevista concedida à Xavier Suarez, um estudante de PhD em italiano e espanhol na Universidade de Harvard, Diego Fusaro faz uma breve introdução ao pensamento do marxista Antônio Gramsci. Nela, Fusaro destaca o papel dos intelectuais contemporâneos na defesa do sistema hegemônico, explica porquê Gramsci mantinha contato com Giovanni Gentili, um ideólogo fascista, e o que nós, dissidentes, podemos aprender estudando o pensador marxista.

  8. O antifascismo deve ser superado - Diego Fusaro

     

    O filósofo italiano Diego Fusaro fala sobre a necessidade de se superar o pensamento antifascista em um mundo em que o fascismo como fenômeno político real já não existe mais.

  9. Gentile e a educação como resistência ao capital - Diego Fusaro

     

    Diego Fusaro, abordando a obra do filósofo italiano Giovanni Gentile e suas reformas educacionais realizadas na década de 20, quando ministro da instrução, fala sobre como a ideologia liberal está destruindo a cultura clássica nas escolas e universidades, a fim de substituí-la pela cultura de consumo e de mercados financeiros.

  10. Quem é George Soros? - Diego Fusaro

     

    O filósofo italiano Diego Fusaro expõe George Soros e a sua organização Open Society como os representantes da classe mundial globalista, que luta contra o "precariado", como chamado pelo filósofo, isto é, a classe composta pelos trabalhadores e os empreendedores médios, através da extinção de direitos trabalhistas, da flexibilização do trabalho e da extinção de fronteiras e da soberania dos Estados nacionais.

  11. Imigração e capitalismo - Diego Fusaro

     

    O filósofo Diego Fusaro fala sobre como o capitalismo quer a imigração em massa, tornando o ser humano um indivíduo sem identidade e sem pátria e sob a constante condição de imigrante.

  12. Diego Fusaro - A sociedade sem pai: o capitalismo destrói o pai, a pátria e o Pai Eterno

     

    Diego Fusaro, filósofo e professor do Instituto de Altos Estudos Estratégicos e Políticos de Milão, explica como o capitalismo busca destruir a ideia de pai, em diversos sentidos, seja o de pai biológico, de pátria e de criador do mundo, e causar um desenraizamento dos povos, de forma a destruir qualquer barreira que impeça o movimento de capital e de mercadorias.

  13. Dugin e Fusaro - Benoist e o paradoxo da Quarta Teoria Política

    O filósofo italiano Diego Fusaro entrevista Alexander Dugin, tratando do pensamento de Alain de Benoist e Costanzo Preve e do chamado "paradoxo de Benoist", uma síntese entre ideias de esquerda e valores de direita, também presente na Quarta Teoria Política.

  14. O Lockdown e a Expropriação das Classes Médias - Diego Fusaro

     

    O Lockdown, a principio, era entendido como uma medida restritiva com o objetivo de dar aos países um curto período de tempo para que eles pudessem fortificar a estrutura dos hospitais e, paralelamente, trabalharem na produção da vacina para combater o vírus. Entretanto, o Lockdown nos países capitalistas parece estar longe de acabar e, enquanto ele priva a classe média de inúmeros direitos, a elite financeira global se enriquece cada vez mais. Nesse sentido, quais os objetivos que a elite dominante visa alcançar nesse período de pandemia? Os índices escabrosos de morte por coronavírus é um fenômeno natural da epidemia ou eles escancaram o fracasso da políticas liberais? O filósofo socialista Diego Fusaro responde essas questões.

  15. Cultura do Cancelamento, uma análise crítica - Diego Fusaro

     

    A Cultura do Cancelamento expressa a própria essência conformista e acrítica de uma época que, em nome de um "progresso" e do cosmopolitismo, declarou guerra a todos os símbolos culturais e a todas formas tradicionais do passado. Como esclarece o filósofo socialista Diego Fusaro, embora os baluartes da Cultura do Cancelamento ajam na melhor das intenções, eles em nada estão contribuindo na luta contra o capitalismo e contra a homogeneização imposta pela Sociedade de Consumo.

  16. Como o capitalismo destrói as religiões populares? - Diego Fusaro

     

    Como já bem notava Pier Paolo Pasolini, o capitalismo é o maior inimigo das religiões tradicionais. O capitalismo mudou sua aparência e sua estrutura: ele não só não mais precisa da religião cristã para se legitimar - como fazia no início do século XX - como também agora precisa difama-la e neutraliza-la. A partir dessas constatações, o filósofo socialista Diego Fusaro analisa a atual relação entre a religião e o capitalismo.

     

    Contribua com nosso canal: https://www.patreon.com/novaresistencia

    Site: http://novaresistencia.org/

    Telegram: https://t.me/novaresistenciabrasil

  17. Educar o cidadão - "A República" de Platão como obra pedagógica - Diego Fusaro

    Neste vídeo, o filósofo italiano Diego Fusaro expõe como a consagrada obra de Platão, "A República", é, para além de seu teor político, uma obra de caráter pedagógico. Fusaro cita, como exemplo, o mito da caverna, que tem como objeto o nexo entre o conhecimento (paideia) e a ausência de conhecimento (apaideusia). Além do mito da caverna, é citada também a relação que Platão faz entre alma e pólis, demonstrando que a alma, assim como a nação, é tripartida. Essa tripartição se dá entre nous (inteligência), thumos (honra) e epithymia (desejo), no caso da alma, e filósofos, guerreiros e produtores, no caso da pólis, e que, portanto, ocupar-se da política diz respeito, primeiramente, a ocupar-se de educar nossa alma.

  18. União Europeia, o triunfo da globalização da miséria - Diego Fusaro

     

    A União Europeia serve aos interesses dos trabalhadores europeus? Diferentemente do que se possa imaginar, tal bloco econômico tem atuado de modo a se tornar um catalisador da pobreza nos países europeus. O incentivo da União Europeia para que seus países recebam imigração em massa de trabalhadores de todo mundo, sob o argumento de que a Europa se tornará mais competitiva no mercado global, apenas nivela os trabalhadores europeus à grande massa proletária (ou precarizada) global, que não usufrui das mesmas conquistas sociais das classes trabalhadoras do Velho Continente.

  19. Ditadura da Indignação e Reductio ad Monstrum: O Pilar da Sociedade Midiática - Diego Fusaro

     

    Neste vídeo, Diego Fusaro retoma um conceito do filósofo marxista italiano Domenico Losurdo que é o da "ditadura da indignação". Fusaro demonstra como a sociedade midiática faz uso de imagens e associações simples para descredibilizar qualquer pessoa que tenha um pensamento contra-hegemônico e, com isso, enquadrá-la na categoria "monstro" ou "terraplanista".

  20. Pós-Política: A Ditadura Financeira e o Domínio da Técnica - Diego Fusaro

     

    As pessoas se dizem, cada vez mais, insatisfeitas com a política. Estariam elas, na verdade, órfãs da verdadeira política? De acordo com o filósofo italiano Diego Fusaro, o que estamos testemunhando na pós-modernidade é a política (isto é, a decisão soberana capaz de transformar a realidade em direção a um ideal) dando lugar à mera "gestão" de recursos por comissões de técnicos. Tem-se, então, o enfraquecimento do governo e o fortalecimento da governança.